Auditores da Receita suspendem entrada de mercadorias importadas em Salvador

Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram suspender, por cinco dias, a entrada de mercadorias importadas no porto e no aeroporto de Salvador. A operação, capitaneada pela Delegacia de Salvador do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), deve começar na próxima segunda-feira (14), durando até o dia 18 de março.




A decisão foi tomada em protesto contra o corte de 51,4% feito pelo governo Bolsonaro no orçamento da Receita Federal em 2022 e também a favor da regulamentação do programa de produtividade da categoria dos auditores, aprovado em lei desde 2017.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da Delegacia de Salvador do Sindifisco, Nagib Elias Abdala, afirmou que o corte no orçamento da Receita Federal pode paralisar os trabalhos no órgão a partir do segundo semestre, prejudicando estados, municípios e a sociedade em geral.

“Foi o corte do orçamento, principalmente, que originou esse movimento. Porque vai praticamente inviabilizar o nosso trabalho e levar prejuízo à sociedade, aos estados, aos municípios”, disse Abdala ao BN.

A liderança da categoria também relatou que, em 2016, houve um acordo do Sindifisco com o governo federal para a aprovação da lei do programa de produtividade da categoria dos auditores fiscais. Entretanto, após a lei ser aprovada em 2017, já se passaram cinco anos sem que haja regulamentação.

Abdala negou que a manifestação dos auditores fiscais tenha relação com a promessa do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de dar aumento apenas para as forças policiais em 2023, excluindo as demais categorias.


“Não estamos brigando por aumento do salário, mas pela regulamentação da lei e contra o corte no orçamento da Receita Federal”, garantiu o presidente da Delegacia de Salvador do Sindifisco.

Apenas produtores perecíveis, medicamentos e vacinas serão liberados. Os demais produtos importados ficarão retidos na alfândega até o restabelecimento das atividades.

Para marcar o início da operação na próxima segunda-feira, os auditores fiscais promoverão um grande café da manhã para toda a categoria, a partir das 9h, no Porto de Salvador.


Fonte: Bahia Notícias

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square